Desratização

RATOS – Os ratos são animais temíveis que lutam pela sobrevivência concorrendo com o Homem, lutam pela sua espécie com uma adaptabilidade fora do comum, enfrentando todos os novos métodos que nossa civilização cria para combatê-los.

São capazes de transmitir doenças patogênicas ao Homem. Em geral, desconhece-se que eles são portadores de mais de dez graves enfermidades para o gênero humano. A preferência pelos locais habitados ou utilizados pelos homens, além do prejuízo econômico, aumenta consideravelmente o risco de transmissão de doenças através da contaminação de alimentos. Os roedores são os vertebrados que maiores prejuízos causam ao homem. Para combater esta praga é necessário conhecer muito bem seus hábitos e desenvolver campanhas de controle de roedores

São de hábito noturno e escalam com extrema facilidade. Possuem um raio de ação de 30-60m em relação ao abrigo. Consome diariamente de 15 a 30g de alimento/dia, concentrando sua dieta em legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos.

Os ninhos são geralmente acima do solo; nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias. Junto aos muros e madeiramento do telhado encontramos, muitas vezes, fezes e manchas de gordura causadas pelo atrito do corpo nestes locais. Em locais elevados, junto a vigas, canos e colunas encontramos mancha dupla nos locais de manobra para contornar obstáculos. As fezes são afiladas.

Os ratos são ainda responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças ao Homem. A Organização Mundial da Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíases entre outras.


Os ratos estão classificados como:

Reino: Animal
Ramo: Chordata (Vertebrados)
Classe: Mammalia (Mamíferos)
Ordem: Rodentia (Roedores)
Sub Ordem: Myomorpha
Família: Muridae (Rattus norvegicus, Rattus rattus, Mus musculus)

Menu